Ateliês
que aliam a leitura às artes gráficas, oficinas que associam a leitura, a
escrita e a ilustração … são muitos dos nomes utilizados para denominar um
conjunto de iniciativas que são dinamizadas em muitas das nossas escolas.
Estas
atividades visam, sobretudo, promover a leitura e a escrita, a língua portuguesa e a
criatividade, quer através das palavras quer através do desenho ou ilustração.
Neste
sentido, o Projeto Ilustrar é Ler Mais, uma parceria entre o CRTIC de Pombal,
o Departamento de Educação Especial e a Biblioteca da Escola - Sede do
Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, surgiu, ao longo do ano lectivo de
2010/2011, como uma oficina em que alguns dos alunos com necessidades
educativas especiais, devidamente, orientados por docentes e assistentes
operacionais, se assumiram como verdadeiros autores e criadores.
Num
primeiro momento, estes alunos fizeram a adaptação de quatros livros/histórias
do PNL – escrita, adaptação com símbolos e ilustração: "Joringa e Joringuel", "Os Sete Cabritinhos", "A Galinha Medrosa" e "O Castigo das Lanternas Mágicas".
Posteriormente,
seguiu-se a criação de outro livro a partir da leitura de uma outra história
sugerida pelo Plano Nacional de Leitura - " O Menino que não gostava de ler". Também esta foi adaptada com símbolos
e as suas ilustrações foram criadas com recursos às TIC.
Contudo,
o projeto não se esgotou na criação destas obras. Aproveitando a criação de um
alfabeto ilustrado por alguns dos alunos com NEE, foi criado um livro original,
intitulado “Alfabeto Especial”, também com recurso a escrita com símbolos, para além do livro "Os Contos Especiais" (contos inéditos redigidos e ilustrados também por alunos com NEE).
No ano letivo de 2011/12, o Projeto teve continuidade e surgiram duas fábulas inéditas: "A Raposa e o Gato" e "A Girafa e o Coelho", para além, de uma readapação da obra "A Casa da Mosca Fosca".
A dinâmica subjacente à criação destas obras foi quase sempre a mesma: os
textos foram escritos nas aulas de Língua Portuguesa ou nas aulas de apoio com o docente de Educação Especial, as ilustrações foram realizadas nas aulas/na
ocupação educativa da Biblioteca e a escrita com símbolos foi concebida no CRTIC de Pombal.
Este
projeto visa, sobretudo, criar ou aprofundar as dinâmicas entre o CRTIC de
Pombal, os docentes de educação especial e as equipas bibliotecárias, tendo por
objetivo principal promover a participação dos alunos e de outros elementos da
comunidade educativa na criação de recursos de
leitura para os alunos com Necessidades Educativas Especiais, alargando deste
modo o número de obras adequadas aos diferentes níveis de leitura dos alunos e
à diversidade dos perfis leitores, designadamente dos que não têm acesso aos
usuais suportes de leitura, por inibição física, mental ou outra. Uma outra
vertente do Projeto Ilustrar é Ler Mais é a promoção da inclusão educativa e
social, do acesso e do sucesso educativos, da autonomia bem como a promoção da
igualdade de oportunidades, ao envolver os alunos com NEE na elaboração dos
contos inéditos ou na adaptação de histórias já existentes, permitindo que
estes mostrem à comunidade educativa o resultado do seu trabalho e do seu
empenho.
Elisabete Salgueiro
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