quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Projeto Ilustrar é Ler Mais


Ateliês que aliam a leitura às artes gráficas, oficinas que associam a leitura, a escrita e a ilustração … são muitos dos nomes utilizados para denominar um conjunto de iniciativas que são dinamizadas em muitas das nossas escolas.

Estas atividades visam, sobretudo, promover a leitura e a escrita, a língua portuguesa e a criatividade, quer através das palavras quer através do desenho ou ilustração.

Neste sentido, o Projeto Ilustrar é Ler Mais, uma parceria entre o CRTIC de Pombal, o Departamento de Educação Especial e a Biblioteca da Escola - Sede do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, surgiu, ao longo do ano lectivo de 2010/2011, como uma oficina em que alguns dos alunos com necessidades educativas especiais, devidamente, orientados por docentes e assistentes operacionais, se assumiram como verdadeiros autores e criadores.

Num primeiro momento, estes alunos fizeram a adaptação de quatros livros/histórias do PNL – escrita, adaptação com símbolos e ilustração: "Joringa e Joringuel", "Os Sete Cabritinhos", "A Galinha Medrosa" e "O Castigo das Lanternas Mágicas".

               
Posteriormente, seguiu-se a criação de outro livro a partir da leitura de uma outra história sugerida pelo Plano Nacional de Leitura - " O Menino que não gostava de ler". Também esta foi adaptada com símbolos e as suas ilustrações foram criadas com recursos às TIC.
 
Contudo, o projeto não se esgotou na criação destas obras. Aproveitando a criação de um alfabeto ilustrado por alguns dos alunos com NEE, foi criado um livro original, intitulado “Alfabeto Especial”, também com recurso a escrita com símbolos, para além do livro "Os Contos Especiais" (contos inéditos redigidos e ilustrados também por alunos com NEE).
 
  No ano letivo de 2011/12, o Projeto teve continuidade e surgiram duas fábulas inéditas: "A Raposa e o Gato" e "A Girafa e o Coelho", para além, de uma readapação da obra "A Casa da Mosca Fosca".
 
A dinâmica subjacente à criação destas obras foi quase sempre a mesma: os textos foram escritos nas aulas de Língua Portuguesa ou nas aulas de apoio com o docente de Educação Especial, as ilustrações foram realizadas nas aulas/na ocupação educativa da Biblioteca e a escrita com símbolos foi concebida no CRTIC de Pombal.
Este projeto visa, sobretudo, criar ou aprofundar as dinâmicas entre o CRTIC de Pombal, os docentes de educação especial e as equipas bibliotecárias, tendo por objetivo principal promover a participação dos alunos e de outros elementos da comunidade educativa na criação de recursos de leitura para os alunos com Necessidades Educativas Especiais, alargando deste modo o número de obras adequadas aos diferentes níveis de leitura dos alunos e à diversidade dos perfis leitores, designadamente dos que não têm acesso aos usuais suportes de leitura, por inibição física, mental ou outra. Uma outra vertente do Projeto Ilustrar é Ler Mais é a promoção da inclusão educativa e social, do acesso e do sucesso educativos, da autonomia bem como a promoção da igualdade de oportunidades, ao envolver os alunos com NEE na elaboração dos contos inéditos ou na adaptação de histórias já existentes, permitindo que estes mostrem à comunidade educativa o resultado do seu trabalho e do seu empenho.
 
 
 
 
 
Elisabete Salgueiro
 
 
 
 
 
 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário